Chia beneficios e maleficios impressionam quem ainda não conhece o poder dessas sementes.

Aliada das dietas, é um dos alimentos ricos em ômega 3, repleta em antioxidantes, manganês, fibras, ferro, cálcio e tantos outros nutrientes, que fez com que sua fama ganhasse as prateleiras brasileiras como referência para a perda de peso.

Encontrada de três formas para o consumo: óleo, farinha e grão.

Costuma-se usar o óleo em saladas, temperos e em pratos em geral.

Já a farinha e os grãos costumam ser adicionados em vitaminas, iogurtes, tortas, bolos, sopas, sucos , entre outras receitas mais criativas.

chia beneficios e maleficios

Chia Beneficios e Maleficios

Diz a lenda que os guerreiros consumiam uma colher de sopa de grãos de chia em suas viagens e podiam ficar um dia inteiro sem outros alimentos. Sentiam-se saciados e nutridos.

Os beneficios da chia são quase incomparáveis. Ela tem propriedades especiais que complementam nutrientes para o seu corpo.

Como Consumir a Chia?

consumo diário recomendado é de 25 g, que é o equivalente a 1 colher de sobremesa. Mas não exagere se quiser emagrecer, pois a chia é um pouco calórica!

Chia Ajuda a Diminuir o Peso

As sementes de chia absorvem uma grande quantidade de água e ajudam a diminuir a fome.

É bom comer a semente nos lanches entre as refeições.

Ajuda a Retardar o Envelhecimento

Por causa de seus antioxidantes, a chia ajuda a proteger as células do corpo contra o envelhecimento precoce.

É mais fácil se manter mais jovem com a alimentação correta.

Chia para Controle da Glicose

As sementes de chia ajudam o organismo a equilibrar a glicose no sangue, facilitando a ação da insulina.

O que é ótimo para pessoas com diabetes que devem manter a taxa de glicose baixa.

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Melhora o Trânsito Intestinal

A prisão de ventre acontece muito por causa de movimentos fracos dos órgãos.

O consumo das sementes de chia auxilia nos cuidados com a prisão de ventre.

Auxilia na Pressão Arterial

Evita o aumento do LDL, o colesterol ruim e reduz o risco de doenças cardiovasculares como o infarto.

A pressão arterial alta é um dos problemas mais graves de saúde que podem resultar em grandes complicações.

Fortalece o Sistema Imunológico

Ajuda também na memória e na concentração, pois suas vitaminas interagem diretamente com o cérebro.

Previne Anemia

Auxilia na manutenção do ferro no organismo e é uma excelente fonte de energia.

Malefícios da Chia Escondidos

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Existe uma ameaça escondida que deve ser lembrada: elas podem bloquear o esôfago, dificultando a deglutição.

Se há um histórico de asma e alergias sazonais a tendência é piorar com o consumo de chia.

Contra indicado para quem possui diverticulose ou cólon irritado. As fibras irão aumentar a irritação do intestino.

Pacientes com hipotensão vai ter mais chance da pressão abaixar.

Pessoas que se utilizam de anticoagulantes, pois pode potencializar o medicamento.

Mulheres gestantes e pessoas com diabetes devem consultar o médico, pois que fique claro: nem todo alimento popular e da moda é bom para todos. Cada caso é sempre um caso.

Os melhores alimentos com vitamina K são essenciais para o seu corpo. A falta deles… Pode ser uma grande problema!

Essas tais substâncias podem até ser produzidas pelo próprio corpo, mas às vezes ele não gera as quantidades suficientes para uma saúde plena como acontece no caso da vitamina K e, por isso, é preciso busca-la nos alimentos todos os dias.

O Que é Vitamina K?

A vitamina K é um composto nutricional produzido naturalmente pelo ser humano, mas também disponível em sua alimentação onívora com papel importante na proteção e sustentação de todo indivíduo.

Sua importância deriva das funções fundamentais que desempenha:

  • Participa da coagulação sanguínea;
  • Auxiliar no fortalecimento dos ossos;
  • Combate a formação de placas nas artérias sanguíneas.

Sem se ter dimensão da utilidade das funções da vitamina K, à primeira vista ela não parece tão significativa, porém, o organismo depende dela para sobreviver. A vitamina K é vital.

O Que Acontece Sem Vitamina K?

Como consequência da total ou parcial ausência de vitamina K no interior do ser humano há a formação de dois graves problemas de saúde:

  • Hemorragias por todo o corpo;
  • Possível formação de trombose nas artérias;
  • Má formação dos ossos;
  • Lenta cicatrização de feridas.

As hemorragias, a lenta cicatrização de feridas e a formação de trombose acontecem pela retirada da vitamina K no processo de coagulação.

Ela exerce um dos papéis mais importantes dentro dessa atividade que, sem ela, entra em crise. Podem levar à morte dependendo do grau, do local e do tempo de prestação de socorro.

A má formação nos ossos e até mesmo o seu enfraquecimento se explicam, pois é a vitamina K a substância responsável por ativar uma proteína chamada osteocalcina.

Essa proteína se encarrega de mineralizar e fazer a regulagem homeostática das partes de Cálcio. Pode levar à morte dependendo da idade e acompanhamento do paciente.

os 10 melhores alimentos com vitamina K

Onde Conseguir os 10 Melhores Alimentos com vitamina k

É bom começar a sentir  vontade de muitos legumes e verduras, que apareceram com intensidade nos 10 melhores alimentos com vitamina K.

Repolho

Contém aproximadamente 82mcg (0,082g) de vitamina em metade de uma xícara.  É uma verdura com grande riqueza nutricional.

Não só possui vitamina K em abundância como também a vitamina A, C e E.

Cebolinha

103mcg de vitamina K é o que comporta esse tempero aparentemente sem muitas propriedades, mas com flavonoides, vitamina e betacaroteno.

Sendo assim, é bom investir na cebolinha para a beleza da pele e proteção contra agentes infecciosos.

Couve

Esse vegetal, em todas as suas variações (couve-verde, couve-flor, couve de Bruxelas, couve coração-de-boi, couve roxa, portuguesa, pak choy e branca), é formada por muita vitamina K.

É, inclusive, um dos vegetais que mais contém a vitamina, com uma média de 444mcg dela em cada meio copo.

Manjericão

Mais uma erva para a lista dos melhores alimentos com vitamina K.

Além de dar um sabor especial às refeições, ainda ajuda a melhorar a saúde acalmando, sendo antisséptico, retardando o envelhecimento, controlando a pressão arterial e com sua ação expectorante.

Quiabo

Ingrediente de muitas refeições saudáveis, o quiabo consegue surpreender contendo as vitaminas K, C, A, algumas do complexo B e a vitamina E.

Fora elas, ainda acrescenta minerais importantes como ao cálcio e o potássio.

Pepinos

São os queridinhos de quem cuida da pele e nunca resistiu a colocar o pepino por cima dos olhos ou para clarear e hidratar.

Tudo isso tem uma razão que é muita nutrição! Os pepinos possuem antioxidante, vitaminas e minerais que ajudam a regenerar e hidratar as células.

Feijões verdes

Um dos alimentos mais presentes nas mesas do Brasil é também um dos 10 mais saudáveis com vitamina K.

Porém, quem deseja elevar os níveis da vitamina deve procurar os do tipo verde.

Brócolis

Os brócolis recheiam qualquer salada ou sopa de legumes e costuma fazer sucesso no Brasil.

Dentre tantas outras propriedades, ele detém nada menos que 369mcg em 100g.

Emagrecer de vez

Dieta de 21 Dias 

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Aspargos

É anti-inflamatório, antioxidante e cheio de vitamina K!

Alface

Altamente confiável para a dieta com vitamina K.

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